quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A competição dos bebês




 “A mãe da Julia disse que ela imita vaca, cachorro, gato... E a Laurinha então... Já engatinha direitinho. Você acredita que o Matheus, filho da Fernanda só toma suquinho no copo? E a Beatriz que já identifica as letrinhas do alfabeto e aquela menininha na feira que cantava uma musiquinha inteira... Ai, meu Deus! Se minha filha não aprender algo extraordinário nesse fim de semana nunca mais volto nessa escolinha idiota!”

Este é o pensamento paranóico de uma mãe competitiva.

Minhas amigas, agora que temos filhotes vamos ter contato com outras mães. Na igreja, no parquinho, na escolinha... E o assunto inevitável é: desenvolvimento das crianças.
Parece uma grande competição... Quem faz o quê primeiro ou quem faz o quê melhor.

Depois de uma simples ida ao supermercado, você pode olhar pro seu bebê e pensar que ele está ficando pra trás.

Quero apenas lhe informar que o seu filho não será o primeiro em tudo. Outras crianças nascerão dentes primeiro, outras engatinharão, andarão, falarão e até vão ler primeiro (só pra eu me gabar... Devido a um distúrbio eu li com recém completos quatro anos. Mas me tratei e sou uma pessoa normal hoje hehe).
Mas é perfeitamente natural se preocupar. Aliás, “preocupada” é o estado normal de toda mãe que se preze.

Eu compro todos os brinquedos que se dizem educativos ou sugiram estimular qualquer coisa... Em geral a Nina prefere brincar com a sacola em que o brinquedo caríssimo veio... Ou então com os próprios pés.

Mas...  Não é o que fazemos? Queremos o melhor para essas coisinhas rechonchudas e angelicais.

A minha dica é: cancele a inscrição do seu filho pra essa competição.
Ele será bom em alguma coisa certamente. Agora, enquanto é bebê/criança e no futuro quando descobrir quais são suas habilidades.

Tire seu filhote da competição dos bebês urgente, em nome da sua sanidade.
Até porque... Seria maldade com as outras crianças...
Existe algum neném mais lindo, esperto e cheiroso do que o seu?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Tenho uma amiga com um baby de 5 meses como o Ben e cada vez que falo com ela fico de cara como o filho dela e "avancado", hehehe! O menino ja fala e ate tenta andar com essa idade!! Tenho que rir calada pra nao destruir a ilusao dela, hehehehe!

    ResponderExcluir
  3. O ideal é oferecer estímulos ao bebê, mas sempre respeitando o tempo dele. E esse estímulo nem sempre é o brinquedo TOP das prateleiras, até porque, como vc mesma disse, as sacolas ou as caixas são sempre mais atraentes... O carinho, o conforto, o colo, as pessoas disponíveis são sempre um bom convite a uma deliciosa brincadeira.
    E nunca devemos comparar uma criança com a outra, mas compará-la com ela mesma - "este mês o fulaninho está tomando suquinho, mês passado não estava", ao invés de "nossa, fulaninho já tem 3 meses e até hoje não pula de uma perna só"??
    Esse hábito de querer super-filhos-espertos-em-tudo está surtando as criaças e os pais...

    ResponderExcluir