sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vai passar...

Meu marido é o homem mais gentil que conheço. Claro, que ao modo dele. Mas eu amo a forma como ele me trata em casa... As coisas que ele faz na intenção de me ajudar (mesmo que algumas vezes ele atrapalhe, sem querer...).

Mas, graças a Deus, ele é homem. E os homens tem uma enorme dificuldade de concluir qualquer tarefa corriqueira.

Alguns deixam a toalha molhada em cima da cama, outros até estendem... Na porta do quarto. Maridos maravilhosos lavam todos os pratos e copos... E escondem as panelas no fogão, na geladeira... Tem marido que leva o lixo pra fora, mas é incapaz de jogar o próprio lixo produzido ao lado do computador.

Não é preciso uma inteligência superior pra saber que as panelas não tomam banho, que o papel higiênico não brota ao lado da privada e os objetos não voam sozinhos para seus lugares. Na verdade, acho que quanto mais inteligente o homem, mais problema ele tem com o término de atividades simples.

Sei que toda  esposa que se preze já implorou/ameaçou/suplicou/subornou o marido pra que ele não deixe as tarefas pela metade... Inutilmente.

Os homens tem uma relação diferente com o trabalho doméstico. Eles fazem um pouco e como um disjuntor sobrecarregado, chegam ao limite e desligam. Eles ouvem uma vozinha interior dizendo: “Ei, você já fez o bastante. Tá ótimo! Sente-se no sofá, pegue uns petiscos e veja os gols da rodada.” Eles simplesmente obedecem.

A nossa vozinha interior diz: “Vamos, menina. Esfregue isso direito. Não pare até terminar. Se você não fizer agora, vai ter que fazer amanhã. Vamos, termine isso.” Algumas de nós também obedecem sempre.

Então, quem você acha que vai terminar tudo? Quem incansavelmente vai encontrar os pares das meias, dobrar e guardar roupas espalhadas, lavar a louça ou guardar brinquedos até que caia exausta na cama, ao lado de um homem de olhar cintilante e apaixonado, querendo romance...

Talvez nesse momento sua vozinha interior diga “Ei, vc já fez o bastante. Vire-se e durma.”

É importante que a gente entenda os limites dos nossos maridos.
Como mães de crianças pequenas, muitas vezes temos mais tarefas do que tempo ou paciência. Mas não podemos deixar de amar e respeitar.

Reconheço que sou extremamente impaciente e muitas vezes ingrata. O Isaac me ajuda sim e nem sempre respeito o limite dele.

A proposta que faço a você é: reconheça a ajuda que ele tem lhe prestado. Ainda que seja algo atrapalhado, sem jeito, incompleto...

Nós nos tornamos mães e eles se tornaram pais. Em muita coisa, não tem sido fácil pra eles também. Se você tem saudade do tempo em que batia perna pelo centro da cidade olhando vitrine, eles tem saudade do tempo em que viam TV até dormir no sofá.

Tudo isso vai passar... Essa vida corrida que mais parece uma gincana, vai passar... 

8 comentários:

  1. Excelente reflexão, vi um pouco do meu dia a dia aqui descrito Vanessa.

    Concordo com vc: "É importante que a gente entenda os limites dos nossos maridos."

    Houve um momento em que disse para mim mesma: "entenda isto ou vai sofrer todos os dias". Hj estamos com 24 anos de casados. Há dias que pego meias, cuecas, roupas fora do lugar, há dias que ele mesmo as recolhe.

    Ainda olho invocada para a toalha embolada... Mas, fazer o que? Ele vale a pena!

    Legal seu texto...

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh... Que lindo, Ruth! "Ele vale a pena"... Tô tentando controlar minha impaciência... É um processo né?

    ResponderExcluir
  3. É querida, o segredo é lidar com um dia de cada vez. Os homens são diferentes das mulheres. Vc sabe do que estou falando. Acho tb que muito do comportamento está na educação recebida. O homem brasileiro é assim (pelo menos a sua maioria).

    Vc sabe que passei um tempo na França. É impressionante, lá é tudo 1/2 a 1/2. Os meninos e meninas são criados para agirem assim na vida adulta.

    Acho que parte do comportamento do homem brasileiro é resultado da forma como nós mães os educamos.

    Tomei cuidado neste aspecto com meu filho, lhe ensinei o básico numa cozinha, de vez em quando peço-lhe para lavar sua própria louça, ele não deixa roupas espalhadas. Mas em compensação o guarda-roupa dele é mais para desarrumado que arrumado. (rsrsrsrs)

    E a cama!!! Vixiiiii!

    Sabe como ele me fez parar de pedir para ele arrumar a cama antes de sair para a faculdade?

    Passou por e-mail esse link:Cama desarrumada pode reduzir número de ácaros, segundo estudo.

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG68461-6014,00.html

    Já minha menininha vc sabe que adotei com 5 anos, então ela está em processo de desprogramação e programação, vai levar um tempo... Mas, educação é isto, leva tempo.

    Faça o melhor que vc pode só não se transforme numa chata reclamona... Acho que isto é um verdadeiro pé no s a c o.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai... Qdo vejo que estou mto reclamona... Par, respiro fundo...E começo tuuuudo de novo...

      Excluir
  4. Vanessita, você, como sempre, perfeita em suas percepções e conexões com a realidade!
    O melhor é "me ler" em suas palavras ... rs
    Bj, querida!
    Lorena
    :)

    ResponderExcluir
  5. Estou buscando entender isto!

    ResponderExcluir
  6. 3 coisas que fazem um casamento durar: casa ampla, ar condicionado no quarto e empregada doméstica. Não necessariamente nessa ordem.

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHAHA Ai Dani... Me falta a empregada doméstica urgente!!! hehe

    ResponderExcluir